terça-feira, 12 de julho de 2011

Prévia: Star Fox 64 3d (3ds)

Embora Star Fox seja um série que não recebe muitos títulos, há um jogo na franquia que faz valer todo o amor dos fãs e as preces para que uma seqüência seja anunciada a cada E3 que se passa. Este louvado título responde pelo nome de Star Fox 64, expoente máximo da série Star Fox que, depois de muita espera, receberá uma versão em 3D remasterizada para o Nintendo 3DS. Gráficos melhorados, novas maneiras de se jogar e um multiplayer renovado farão desta a versão definitiva do shooter on-rails de naves que apreciamos em 1997? Pois prepare seu 3DS e suas lágrimas de nostalgia, pois Star Fox 64 3D vem ai!

No interior de uma Arwing


A equipe Star Fox é mandada para pôr um fim nos planos de Andross, cientista maligno. Fox McCloud (líder do esquadrão), Falcon Lombardi, Peppy Hare e Slippy Toad partem numa jornada pela galáxia, que conta com diversas batalhas em muitos planetas. No caminho, vários chefes comandados por Andross tentarão barrar a aventura, assim como a equipe rival: Star Wolf.

Para ter sucesso nessa dificílima missão, você estará na pele de Fox e controlará veículos futuristas como a Arwing (nave), Landmaster (tanque) e o Blue Marine (submarino). A jogabilidade com cada um deles é diferente, já que a Arwing pode voar, o Landmaster se locomove no solo e o Blue Marine atravessa o fundo do mar. O principal veículo é a Arwing, que também é ícone da série. Com ela, você pode atirar lasers que podem receber upgrades ao coletar itens, lançar bombas e executar manobras como loopings ou o famoso “Do a Barrel Roll”! A progressão do jogo é automática, ou seja, on-rails como em Sin & Punishment Star Sucessor (Wii), mas o jogador tem controle sobre a nave para desviar de ofensivas inimigas ou para pegar itens. É nas batalhas contra os chefes e no multiplayer (falaremos desse recurso mais adiante) que o jogador possui liberdade total para controle da Arwing.

No 3DS, a jogabilidade seguirá bem o estilo do N64. O Circle Pad substituirá a alavanca analógica e esperamos que a troca seja feita com maestria como em Zelda: Ocarina of Time 3D (3DS). Os D-Pad (direcional em cruz) terá a função de executar manobras com o looping, um recurso muito útil no game. L e R farão a Arwing inclinar-se para os lados de forma mais eficiente do que usando o Circle Pad, enquanto um duplo pressionar nesses dois botões executará o Barrel Roll para evasivas rápidas. O botão A atirará e você poderá carregar um tiro mais poderoso e teleguiado. Já o Y é responsável pelas bombas, arma com munição limitada.
A novidade vem com a possibilidade de se movimentar a Arwing usando o giroscópio do 3DS. Experiências como as vistas no Face Raiders (software incluso no 3DS) e Ocarina of Time 3D mostram que os sensores de movimento do portátil são muito bons e captam perfeitamente os gestos do jogador, mas será que eles não cansarão? As fases em Star Fox 64 3D são extensas, então, é bem possível que o jogador não consiga ficar inclinando o 3DS por todo o estágio. Além desse possível problema, como ficará o efeito 3D se você ficar movendo o 3DS para os lados? É até possível inclinar a cabeça junto ao portátil para manter o efeito tridimensional funcionando, mas nem todo mundo consegue fazer isso, logo, é bem possível que seja preciso desligar o recurso 3D quando usar o sensor de movimento. Felizmente, tanto o uso do giroscópio quanto o efeito 3D são opcionais.
Cada inimigo do jogo desafia o jogador de forma diferente e isso é um ponto forte de Star Fox 64 3D. Sejam pequenas naves ou criaturas, eles fazem movimentos únicos e atacam de forma ímpar, logo, requerem uma maneira distinta de serem reduzidos a pó. É dessa forma que o game vai tornando o jogador cada vez mais expert nos comandos de jogo.

Batalhas sem fio e sem cartucho!


Quem não se lembra das clássicas batalhas multiplayer de Star Fox 64? Chamar três amigos, dividir a tela e mandar ver com naves ou tanques era diversão garantida por muitas horas. Com certeza essas partidas renderam alguns momentos inesquecíveis, como aqueles em que você estava concentrado seguindo um alvo desesperadamente e, sem mais nem menos, começa a ser alvejado pelas costas por canhôes laser cheios de upgrade, que não desgrudam mais até te derrubar. No 3DS tudo está de volta, e agora com uma novidade que com certeza vai facilitar muito essa modalidade, agradando a todos: o “Download Play”. Isso quer dizer que basta apenas uma pessoa possuir o cartucho para que até quatro jogadores possam se enfrentar simultaneamente, por meio de uma conexão wireless local. Para isso, é necessário acessar a ferramenta “Download Play” no menu inicial do 3DS. O console reconhecerá que alguém com Star Fox 64 3D está por perto e irá iniciar o download do conteúdo necessário para o seu console.

Outro recurso adicionado que se torna bem interessante é a utilização da câmera do 3DS para mostrar um vídeo ao vivo de suas poses e reações enquanto joga. A janela com o live streaming fica disposta acima de sua barra de energia e também na tela de baixo do 3DS, que álém disso, mostra também o status das partidas e de cada jogador. É uma forma de você conseguir manter vivas as caretas de deboche e superioridade enquanto mandava as naves de seus amigos pro brejo, coisa que não era mais possível quando a grande maioria dos multiplayer passou a ser online. E mais: após cada nave derrubada, o game mostra uma telinha indicando quem destruiu quem. É um convite à revanche bem diante dos seus olhos.
“Do a barrel roll!”


Pelo que foi mostrado até agora, o jogo parece ser exatamente o mesmo, com fases e modos de jogo iguais aos do N64, porém com o poderio de hardware do 3DSse mostrando, claro, muito superior ao do saudoso Nintendo 64. Aqueles probleminhas com polígonos que existiam no original foram corrigidos e a estética parece mais limpa, com gráficos muito bonitos e texturas de qualidade incrível.

Mas o que chamou a atenção mesmo, obviamente foi o efeito 3D. Pelo vídeo que estava disponível na E-shop para download e visualização no próprio 3DS pudemos experienciar um pouco do que vem por aí. E o resultado é brilhante! Destroços de naves e de cenário que passam por você, tiros que vêm em sua direção ou mesmo os que vêm pela retaguarda ou as naves que vêm de todos os lados, tudo causa uma sensação incrível de imersão total dentro do jogo. O estilo de jogo de Star Fox 64 já propicia por si só um campo imenso de exploração dos efeitos 3D e isso parece ter sido colocado em pratica perfeitamente, pois por muitas vezes temos a nítida sensação de que tudo vêm mesmo de encontro ao jogador. Tente assistir ao vídeo sem tentar fazer um barrel roll com a cabeça ao menos uma vez, e você entenderá do que estamos falando. Uma pena que esse vídeo (juntamente com todos os outros em 3D que estavam disponíveis, como Super Mario 3D e Kid Icarus: uprising, por exemplo) foram removidos da E-shop no último dia 07. Portanto, quem não teve a oportunidade de efetuar o download, agora provavelmente terá de esperar o próprio game para poder ver como realmente ficaram os efeitos 3D.
Star Fox 64 3D parece ser exatamente o que queremos. O retorno de um dos melhores shooter on-rails da história, com melhorias significativas em todos os aspectos. Os efeitos 3D, o giroscópio e a touch screen do 3DS vieram pra dar vida nova ao clássico, que tem tudo para repetir o sucesso e se tornar um dos melhores títulos do ano para 3DS, juntamente com outro remake (o de Ocarina of Time). Quem ainda não teve a oportunidade de jogar Star Fox, essa será uma ótima oportunidade de conhecer Fox, Falcon, Peppy e Slippy. E nós, fãs de longa data, podemos comemorar a garantia de muitas e muitas horas de diversão repaginada. A data de lançamento prevista é 11 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário