quarta-feira, 9 de maio de 2012

Diablo III vai conseguir resgatar a magia do passado

Todo mundo tem uma história com Diablo. A minha é bem trivial. Quando Diablo II foi lançado, em junho de 2000, eu sentei numa cadeira do computador no sótão da minha casa e acampei lá por alguns meses. Eu me reunia com alguns amigos pela internet para matar Mephisto de novo e de novo, na esperança de que ele derrubasse algum item épico (e que eu clicasse rápido o bastante para pegá-lo). 
Voltei para o jogo quando a Blizzard lançou o pacote de expansão (é como costumávamos chamar os DLC antigamente ? ele não vinha no disco). E eu continuei jogando pelos próximos meses e anos, em intervalos de tempo e intensidade variados. Por muito tempo, Diablo II tomou conta da minha vida. Ele tinha um certo charme. Uma certa? magia. 

Na semana que vem, toda uma nova geração de jogadores vai começar a escrever suas próprias histórias quando a Blizzard finalmente lançar o terceiro jogo da sua série de RPG de ação. Para muitos fãs de Diablo das antigas, isso é totalmente surreal. Nós achávamos que isso aconteceria há dez anos. Então ficamos com uma pergunta difícil nas mãos: 

Diablo III vai conseguir capturar a magia de antigamente? 
Não me interpretem mal: eu não tenho nenhuma dúvida de que Diablo III será uma experiência maravilhosa. Tenho certeza que ele vai estar recheado com viciantes "loots" de itens infinitos e uma trama envolvente. Os chefões serão incríveis, Caim será sábio, as habilidades serão crocantes, tudo vai ser realmente divertido de modo geral. Eu mal posso esperar para jogar. 




Mas hoje existem muitos fatores jogando contra a velha magia de Diablo. Por exemplo, eu não tenho o mesmo tempo livre que tinha há 12 anos. Talvez você consiga entender isso. Nós, viciados em Diablo das primeiras gerações, que agora estamos com 20 ou 30 anos, simplesmente não temos mais a liberdade de passar horas e horas dentro de um jogo como fazíamos quando estávamos na escola. Nós temos esposas, namorados, cachorros, crianças, contas e declarações do imposto de renda para ocupar nosso tempo. Conseguimos curtir algumas horas de Mass Effect durante a semana ou terminar algumas missões em Persona 3 Portable no ônibus do trabalho para casa, mas não podemos mais nos comprometer com as sessões intermináveis ??de boss rushs contra Mephisto e Baal. Não mais. 

Só de lembrar do modo hardcore de Diablo ? uma dificuldade opcional que apaga seu personagem permanentemente se você morrer apenas uma vez ? está me dando espasmos involuntários dos dedos.

Não existem apenas fãs antigos. O "mundo dos games" atual é muito diferente do que era há 12 anos. A indústria está mais confusa do que nunca. Nossa atenção está sendo constantemente atraída para uma centena de direções diferentes, como uma noite de Las Vegas. Assassin's Creed aqui. Zelda lá. Draw Something em toda parte.

Não acredita em mim? Basta olhar para a data de lançamento de Diablo III, 15 de maio. Nesse dia também teremos o lançamento de Max Payne 3, Game of Thrones, Battleship e PixelJunk 4AM.

Talvez o maior obstáculo para Diablo III seja que hoje em dia a nossa necessidade primordial de enfeitar nossos personagens com equipamentos raros está sendo saciada em outros lugares. Star Wars: The Old Republic acabou de sair. The Secret World, Guild Wars 2 e The Elder Scrolls Online estão a caminho. Jogos como Torchlight II e Dawn Grim podem vir a ser concorrentes dignos. 

E, claro, há o lorde supremos de todos os MMORPG, o jogo que sempre aparece como sinônimo de "vício" em todos os lugares: World of Warcraft. O maior concorrente da Blizzard na guerra eterna pelo nosso tempo e nossa atenção é um monstro que ela mesma criou. Ironicamente, World of Warcraft chegou ao topo subindo nas costas de Diablo II, inspirando-se em quase tudo que o jogo anterior da Blizzard apresentou. A interface. As magias. O equipamento classificado por cores.

De certa forma, World of Warcraft pegou Diablo II e transformou-o em um jogo melhor. Combinou a fórmula repetitiva e viciante com uma história poderosa, envolvente e cheia de conteúdo mitológico. O resultado foi espetacular. (Cerca de 10 milhões de pessoas ainda jogam o MMORPG). Mas, na esteira do sucesso de World of Warcraft, ainda há espaço para um jogo que é, em sua base, apenas uma série de calabouços e "caça de itens"? Ainda existe espaço para mais um RPG de ação online sem um mundo persistente, em constante evolução? Existe espaço para esse Diablo III? 

Talvez o próximo jogo da Blizzard consiga inspirar uma velha geração de fãs de Diablo a voltar para a rotina de saquear calabouços. Talvez você volte a falar coisas como "u giev SOJ?" (Stone of Jordan) e acuse seus amigos de maphacking, como nos velhos tempos. Talvez Diablo III consiga recapturar a magia que criou tantos anos atrás. Eu só não acho que ele vá conseguir, não importa o quão bom ele seja.

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